Durante o processo de avaliação de um imóvel, existem diveras ferramentas que nos auxiliam na avaliação.
Segue abaixo algumas das ferramentas mais utilizadas.
O Custo Unitário Básico (CUB/m²) teve origem através de uma lei federal que determinou aos sindicatos estaduais da indústria da construção civil a obrigatoriedade em fornecer a os custos unitários de construção a ser adotado em cada região.
SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) é um sistema desenvolvido e gerido pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, onde são disponibilizados relatórios com referências de preços de insumos e de custos de composições de serviços da construção civil.
Ferramenta que calcula a atualização de um valor por um índice financeiro com juros. Desta forma, é possível obter valores de custos unitários de construções em avaliações com data pretérita aplicando o INCC (Índice Nacional de Custos da Construção).
A tabela da PGM tem como finalidade estipular um valor por metro quadrado para cada bairro para compra em venda em m² da terra e/ou terreno. Ela é utilizada como referência por avaliadores e corretores de imóvel.